QUEM SOMOS

Desejo de evoluir sempre.

 

Acreditamos que a busca incansável por melhorias no dia a dia é o que traz o crescimento hoje e no futuro. Somos movidos por encontrar respostas para novas perguntas que se apresentam constantemente. Buscamos fazer de cada dia, melhor do que o anterior e acreditamos que este é o caminho para evoluir, sempre.

Coragem para agir,

 

Ao longo da nossa história aprendemos que grandes conquistas envolvem riscos. Com otimismo e agilidade, seguimos sempre em frente. Uma atitude de coragem e leveza de quem sabe que dificuldades fazem parte do caminho. Queremos deixar um marco, um legado de quem fez história e sempre faz acontecer.

Atitude de dono,

 

Cada um de nós é pessoalmente responsável pelo sucesso da empresa. Um jeito de pensar que nos tira da zona de conforto e nos desafia a empreender, promovendo autonomia e agilidade para construirmos uma nova história juntos.

Relações Verdadeiras,

Acreditamos que relações verdadeiras são essenciais e devem ser construídas com base na confiança e possibilidades de crescimento mútuo. Cumprimos nossa palavra e sempre buscamos decisões justas.

Propósito:

"Tornar o amanhã melhor que o hoje."

Acreditamos na evolução como a única possibilidade. Foi isso o que nos trouxe até aqui e nos faz sonhar ainda maior, para transformar também o futuro. Para nós, obstáculos fazem parte do caminho, são pedras nas quais nos apoiamos para levantar quando desistir não é uma opção.

Escolhemos seguir sempre em frente, juntos, porque assim, somos melhores e mais fortes. Aprendemos que coragem move pessoas e que toda conquista envolve riscos. Por isso, abraçamos desafios com entusiasmo, como se o sucesso de todo mundo dependesse de cada um de nós, e depende.

Valores: 

quem somos

nossa HISTÓRIA

Famílias que se uniram para somar

 

     A trajetória da Ibemapar começa com a história de pessoas simples, no interior do paraná. Famílias diferentes, mas com um sonho em comum: empreender e realizar algo de que se orgulhassem para sempre.

De um lado, os Napoli e os Gomes, ainda na década de 50, iniciam sua jornada empresarial com Indústria e Comércio de Sal e Açúcar na Cidade de Ponta Grossa. Mas foi mesmo na atividade madeireira iniciada no Oeste Paranaense na década de 60 que as famílias vivenciaram a expansão e diversificação dos negócios.

​Em paralelo, a família Maia começava sua jornada no ramo de Madeira na cidade de Turvo. Nos anos 60, direcionaram os investimentos para o ramo Papeleiro em conjunto com a construção da sua primeira usina de energia, a Boa Vista I na região de Turvo/PR.

1975

Laços familiares em comum unem os negócios das famílias. Nasce ali uma parceira para vida toda. Da fusão nasceu o grupo atuando em segmentos como serrarias, fábrica de laminados, produção de papel, geração de energia, agricultura, logística, construção civil, cerâmicas dentre outras.

Inauguração da planta para produção de papel jornal na hoje denominada Cidade de Ibema – “Máquina II”.

1981

1982

Criação do “Grupo Ibema”.

O grupo passa a investir na aquisição de terras na região central do Paraná com o objetivo de expandir sua base florestal.

1984

1989

Início da operação comercial da Usina Januário de Napoli (CGH Cachoeira).

É fundada a Ibema Participações S/A “Ibemapar” como instrumento de reorganização societária. Criado também o Conselho de Administração.

1991

A preocupação de anos do grupo com o meio ambiente e com as práticas sustentáveis de negócio são coroadas com a conquista da chancela FSC, a marca da Gestão Florestal responsável.

2009

Década de 90 : O grupo deixa de atuar em algumas atividades e se concentra na produção de papel cartão, geração de energia, terras e florestas.

2008

Interligação da fábrica ao Sistema Elétrico Nacional com a construção e doação à COPEL da linha de transmissão de 60 km até a Subestação de Pitanga.

2004

2002

Em um investimento ousado, é inaugurada a “Máquina 3” com capacidade de produção de 90 mil toneladas ano de papel cartão.

Início da operação comercial da PCH Boa Vista II com 8 MW de capacidade instalada.

Associação com Suzano Papel e Celulose S/A para fabricação de Papel Cartão e aquisição da planta de Embu das Artes - SP. O grupo se organiza com a criação de empresas específicas para gestão dos investimentos em Energia, Agronegócio e Real Estate.

2012

2015

2016

Implantação do Centro de Distribuição de Araucária-PR, dando mais mobilidade logística à distribuição.

Criação da Bemais Empreendimentos Florestais – empresa responsável pela gestão dos ativos rurais e florestais.

 
 

estrutura societária

Estrutura Societaria V5.png